Perguntas Mais Freqüentes

1 - InterBase Client GDS32.DLL is not installed

2 - Pede para criar 'servidor.txt' em "C:/Arquivo de Programas/EscolaI"

3 - Data não está validando e os dias, meses e anos trocam os valores entre si.

4 - Fiz uma nova matrícula e este aluno matriculado não consta na grade para o lançamento de notas.

5 - Cadastrei os alunos, saí da tela e ao voltar só aparece o ultimo aluno.

6 - Lançei as notas do curso, mas não aparecem no histórico escolar.


1 - InterBase Client GDS32.DLL is not installed.
Solução: Desinstalar o Firebird e instalar novamente, observando que no passo-a-passo solicita-se: Na tela “Select Additional tasks” marque a opção “Copy Firebird cliente library to directory”. Prestar atenção que tem 4 caixas de assinalar e, uma delas está sem marcar, sendo que esta deve ser também marcada.

Voltar ao Topo.


2 - Pede para criar 'servidor.txt' em "C:\Arquivo de Programas\EscolaI"
Solução: Verificar se o Firebird está instalado e rodando (*Ctrl+Alt+Del e ver na aba processos se existe o processo 'fbserver.exe'), após esta verificação, ver se a pasta do sistema (EscolaI) está no caminho "C:\Arquivo de Programas\", caso não esteja, coloque-a neste caminho. É importante observar também que o caminho dos arquivos devem ser "C:\Arquivo de Programas\EscolaI", conforme a imagem abaixo, e não "C:\Arquivos de Programas\EscolaI\EscolaI".


Voltar ao Topo.

3 - Data não está validando e os dias, meses e anos trocam os valores entre si.
Solução: Isso ocorre se as opções de idioma não estão em português. Abra o painel de controle no menu iniciar e em seguida abra "opções regionais de idioma" (Menu iniciar > Painel de Controle > Opções regionais de idiomas) ou para quem tem o sistema em inglês (Start > Control Panel > Regional and Language Options). Na Primeira guia no campo "Local" ou "Location" escolha a opção "Brasil" ou "Brazil".

Voltar ao Topo.

4 - Fiz uma nova matrícula e este aluno matriculado não consta na grade para o lançamento de notas.
Solução: Faltou processar a grade de notas dos alunos.

Voltar ao Topo.

5 - Cadastrei os alunos, saí da tela e ao voltar só aparece o  último aluno.
Solução: Não é um erro! O sistema faz esse processo para evitar o congestionamento de transferência de dados.

Voltar ao Topo.

6 - Lançei as notas do curso, mas não aparecem no histórico escolar.
Solução: A media escolar deve esta configurada errada. Vá na aba "Configurações >> Média escolar, boletim e lançamento de notas" e configure o campo "Média".

Voltar ao Topo.